Hábitos da vida saudável

Hábitos da vida saudável

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social”, o que implica que esse conceito vai além da existência ou não de uma ou outra doença. Consequentemente, mais do que um estilo de vida saudável, devemos falar sobre um estilo de vida saudável que inclui alimentação, exercício físico, prevenção da saúde, trabalho, relação com o meio ambiente e atividade social.

Nesta perspectiva, pode-se determinar que os hábitos necessários para levar uma vida saudável são os seguintes:

Dieta balanceada: uma dieta saudável é regida pela inclusão de todos os alimentos incluídos na pirâmide nutricional, mas nas proporções corretas e em quantidade suficiente (não mais) para manter as necessidades nutricionais do corpo em termos do consumo de energia que ele faz com a dieta. atividade diária. O valor energético diário da dieta deve ser de 30 a 40 quilocalorias por peso. Carboidratos devem ocupar 50-55% dos nutrientes, com não mais de 10% de açúcares simples. As gorduras devem ser 30% do valor energético total, distribuídas da seguinte forma: 15-20% de gorduras monoinsaturadas, 5% poli-insaturadas e não mais que 7-8% saturadas. As proteínas consumidas não devem exceder 10% da dieta. Finalmente, cerca de 20-25 gramas de fibra vegetal devem ser adicionados ao organismo.
Hábitos tóxicos: tabaco, álcool e drogas têm um impacto muito negativo na saúde. A única tolerância refere-se exclusivamente ao vinho ou cerveja, dos quais até o consumo do equivalente a uma bebida diária é recomendado.

Exercício físico: as recomendações gerais determinam cerca de 30 minutos de atividade física por dia, sendo suficientes para caminhar em ritmo acelerado durante esse tempo. Isso permite queimar o excesso de calorias e fortalecer músculos e ossos, mas também ajuda a controlar a pressão arterial, colesterol e níveis de glicose no sangue, além de ajudar a eliminar o estresse e ajudá-lo a dormir melhor, adquirir um estado de relaxamento e evite mudanças de humor, melhore a auto-estima e o estado de satisfação pessoal. Também pode ser uma boa maneira de desenvolver uma atividade social saudável quando o exercício é feito em companhia.
Higiene: a higiene adequada evita muitos problemas de saúde: desde infecções a problemas dentários ou dermatológicos. O conceito de higiene não se refere apenas à limpeza e limpeza do corpo, mas também afeta o ambiente doméstico.

Reconhecimento Médico Avançado

Serviços de saúde

Marque a sua consulta e, graças aos nossos médicos, terá a possibilidade de controlar a sua saúde em todos os momentos.

Leia também: Megacil funciona
Mais informação

Produtos tóxicos: existem muitos produtos para os quais a exposição do organismo, pontual ou contínua, pode resultar em um sério risco para a saúde. A poluição ambiental das cidades é considerada um dos mais importantes fatores de risco para a saúde.
Equilíbrio mental: não se refere à existência de doenças mentais, mas ao estado de bem-estar emocional e psicológico, necessário para manter e desenvolver habilidades cognitivas, relações sociais e lidar com os desafios pessoais e profissionais da vida cotidiana. Estresse, fadiga, irascibilidade, ansiedade são, entre outros, alguns dos sinais que indicam que o estado mental não é inteiramente saudável.
Atividade social : as relações sociais são um aspecto fundamental para a saúde do ser humano e, consequentemente, para um envelhecimento saudável. O isolamento social pode levar a uma deterioração gradual e irreversível das capacidades físicas e mentais, incluindo incapacidade física e demência

Leave a Reply