Colágeno – O que é e para que serve?

O colágeno é a proteína mais abundante no corpo.

Tem papéis importantes, incluindo o fornecimento de estrutura à sua pele e ajuda ao coágulo sanguíneo.

Nos últimos anos, tornou-se popular como um suplemento alimentar e ingrediente em xampus e loções corporais.

Maar wat is collageen? En waar is het goed voor? Dit artikel geeft u een grondig overzicht van dit belangrijke eiwit.

O que é colágeno?

O colágeno é a proteína mais comum  em seu corpo, responsável por cerca de um terço da composição da proteína.

É um dos mais importantes bouwstenen van botten, huid, spieren, pezen en ligamenten. Collageen ook te vinden in veel andere lichaamsdelen, waaronder bloedvaten, hoornvliezen en tanden.

 

Abaixo está uma ilustração da estrutura molecular do melhor colágeno hidrolisado:

 

Em suma: o colágeno é uma proteína que traz uma grande parte do corpo em estrutura, incluindo ossos, pele, tendões e ligamentos.

O que isso faz no seu corpo?

Er zijn minstens 16 soorten collageen. De vier hoofdtypen zijn type I, II, III en IV.

Aqui estão os quatro principais tipos de colágeno e seu papel no corpo de perto:

  • Tipo I: istotype is goed voor 90% van het collageen van je lichaam en is gemaakt van dicht opeen gepakte vezels. Het biedt structuur aan de huid, botten, pezen, fibreus kraakbeen, bindweefsel en tanden.
  • Tipo II:  Este tipo é feito de fibras mais soltas e pode ser encontrado na cartilagem elástica que amortece as articulações.
  • Tipo III:  Suporta a estrutura dos músculos, órgãos e artérias.
  • Tipo IV:  Ajuda na filtração e presente em camadas da sua pele.

Conforme você envelhece, seu corpo produz menos e menos colágeno de qualidade.

Um dos sinais visíveis disso está na sua pele, que se torna menos firme e flexível. A cartilagem também enfraquece com a idade.

Resumindo: existemminstens 16 soorten collageen. Encontrado in uw hele lichaam en biedt structuur en ondersteuning.

Nutrientes que aumentam a produção de colágeno

Todo o colágeno começa como pró-colágeno.

Você pode ajudar seu corpo a produzir essa proteína importante, garantindo que você obtenha o suficiente dos seguintes nutrientes:

  • Vitamina C: Grandes quantidades presentes em frutas cítricas, pimentões e morangos .
  • Prolina: Grandes quantidades são encontradas em proteínas, germe de trigo, laticínios, repolho, aspargos e cogumelos .
  • Glicina:  grandes quantidades presentes na pele de porco, arrepios e gelatina, mas a glicina também está presente em vários alimentos contendo proteínas .
  • Cobre: Grandes quantidades encontradas em carnes de órgãos , sementes de gergelim, cacau em pó, castanhas de caju e lentilhas .

Além disso, seu corpo precisa de proteínas de alta qualidade que contenham os aminoácidos necessários para produzir novas proteínas. Carnes , aves, peixes, laticínios, legumes e  tofu são excelentes fontes de aminoácidos.

Resumindo: quatrovan de voedingsstoffen die helpen bij de productie van collageen zijn vitamine C, proline, glycine en koper. Ook het eten van hoogwaardige eiwitten geeft je lichaam de aminozuren die het nodig heeft.

Coisas que danificam o colágeno

Talvez seja ainda mais importante evitar as seguintes coisas destruidoras de colágeno:

  • Açúcar e carboidratos refinados: Açúcarverstoort het vermogen van collageen om zichzelf te herstellen. Minimaliseer uw consumptie van toegevoegde suiker en geraffineerde koolhydraten .
  • Muito sol: ultravioletastraling kan de productie van collageen verminderen.Vermijd overmatige blootstelling aan de zon.
  • Fumar: Fumar reduz o colágeno, produção. Isso pode prejudicar a cicatrização e levar a rugas .

Algumas doenças auto-imunes, como o lúpus, também podem danificar o colágeno.

Resumindo: você pode escolher o seu lichaam helpen collageen te behouden en beschermen door gedrag te vermijden dat schade aan het collageen toebrengt. Deze omvatten het eten van overmatige hoeveelheden suiker, roken en verbranden.

Fontes de alimento natural

 

Uma fonte particularmente rica é o caldo de ossos , que é feito cozinhando os ossos de galinhas e outros animais.

A gelatina é basicamente cozida colágeno, por isso é muito alto nos aminoácidos que são necessários para produzi-lo.

Mas há um debate sobre se consumir alimentos ricos em colágeno realmente aumenta os níveis em seu corpo.

Quando você come proteína, ela é quebrada em aminoácidos e depois remontada, então o colágeno que você come não se traduz diretamente em níveis mais altos em seu corpo.

Em suma: Produtos animais como caldo de ossos, gelatina, arrepios e pele de porco são muito ricos em colágeno.

Benefícios dos suplementos de colágeno

Estes já dividiram a grande proteína em peptídeos menores, que podem ser absorvidos mais facilmente pelo organismo.

Não há muitos estudos sobre suplementos de colágeno, mas os existentes são promissores para benefícios nas seguintes áreas:

  • Massa muscular: Um estudo de 2015 com homens mais velhos mostrou que uma combinação de suplementos com peptídeo de colágeno e treinamento de força aumentava a massa muscular e força do que um placebo.
  • Artrite: umstudie gaf supplementen aan mensen die leden aan artrose. Ze ervoeren een significante afname van pijn gedurende de 70 dagen durende studie, vergeleken met degenen die een placebo namen.
  • Elasticidade da pele: mulheres die een supplement namen, vertoonden een verbetering van de elasticiteit van de huid. Collageen ook gebruikt voor plaatselijke behandelingen om het uiterlijk van de huid te verbeteren door lijnen en rimpels te minimaliseren\.

Alguns praticantes de medicina alternativa também defendem o uso de suplementos de colágeno para o tratamento da síndrome do intestino gotejante.

Em resumo: De acordo com estudos, o colágeno suplementar pode ajudar a melhorar a textura e a massa muscular da pele e reduzir a dor na osteoartrite.

Segurança e efeitos colaterais

Até agora, não há informações muito confiáveis ​​sobre a segurança ou a eficácia dos suplementos de colágeno.

Os possíveis efeitos colaterais dos suplementos de gelatina são um sabor desagradável persistente e peso e ácido estomacal.

Você também pode desenvolver uma reação alérgica se for alérgico à fonte do suplemento.

Resumindo: existem geen substantiële meldingen van bijwerkingen. U kunt echter een allergische reactie krijgen als u allergisch bent voor de bron van het supplement.

Conheça também: Colágeno Sanavita!

Como usar suplementos

Peptídeo de colágeno disponível em forma de pó que pode ser facilmente processado em alimentos.

A forma peptídeo você pode misturar em smoothies, sopas e assados ​​sem alterar a estrutura.

Quando você considera suplementos, precisa procurar um recurso de alta qualidade.

Resumindo: vocêkunt supplementen in pil- of poedervorm vinden. Het poeder kan eenvoudig aan voedingsmiddelen worden toegevoegd.

Outras aplicações

O colágeno tem muitas aplicações, desde alimentos até a indústria farmacêutica.

Na indústria alimentícia wordt het verwarmd om gelatine te maken en gebruikt om omhulsels voor worsten te maken. Op medisch gebied gebruikt als een vulmiddel in plastische chirurgie en als een verband voor ernstige brandwonden.

Em suma: o  colágeno tem muitas aplicações, inclusive como conexão a queimaduras e ao fazer cordas para instrumentos musicais.

Finalmente

O colágeno é uma proteína importante que fornece estrutura para muitas partes do corpo.

Curiosamente, esses alimentos e os nutrientes que você come ajudam seu corpo a produzir essa proteína.

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